REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // Data: 14/08/2021
Escola
Municipal Justiniano José Machado.
Data: 14/08/2021
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Joissy Borges da Silva
Conteúdo: Leitura e interpretação de texto.
Aluno ( a ): _______________________________
Série: 8° Ano
v Leia o
texto, copie as questões e responda:
O futuro da educação
Por Emerson dos Santos
Florianópolis – 03/07/2017 11:07
Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade,
para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das
próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos
qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao
destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas
de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer
pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e
dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais
efetivo, até porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola
e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao
aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo
assim o desenvolvimento humano.
E
a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é
construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem
que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade
que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo
torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual. No conceito
do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos
conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores.
O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda,
se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do
cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e
ingresso em uma faculdade.
Vencida
a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto
mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder
às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo
contribuir significativamente no processo de transformação do mundo. Nossa
sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se
formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola
ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do
indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é
necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico
e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso,
que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao
futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos
para um mundo melhor.
Emerson
dos Santos.
Diretor
geral de um grupo educacional.
SANTOS, Emerson
dos. O futuro da educação. ND Online, Florianópolis, 3 jul. 2017. Disponível
em: https://bit.ly/2B7kX5N.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo
Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição –
São Paulo, 2018, p. 152-4.
1)
Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação” e
responda:
a) Uma questão controversa é aquela que pode suscitar
polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema específico. Nesse
sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?
b) Qual é a tese defendida pelo autor do artigo como
uma resposta a essa questão controversa? Você concorda com ele? Por quê?
c) Segundo o autor, qual é o principal desafio da
escola?
2) Releia o trecho a seguir e responda:
“[...] O
desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até
porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e
professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao
aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo
assim o desenvolvimento humano.”
a) Pesquise no dicionário as palavras efetivo e transmitir.
Transcreva os significados que mais se relacionam ao contexto.
b) Explique por que o autor coloca em confronto as
ideias de processo de aprendizagem mais efetivo e transmitir conhecimento nesse
argumento.
c) Segundo o autor, quais seriam os papéis do
professor e da escola para uma aprendizagem mais efetiva?
d) O que seria, na prática, o aprimoramento das
capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela escola?
Exemplifique.
Comentários
Postar um comentário