REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // Data: 16/08/2021
Escola
Municipal Justiniano José Machado.
Data: 16/08/2021
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Joissy Borges da Silva
Conteúdo: Leitura e interpretação de texto.
Aluno ( a ): _______________________________
Série: 8° Ano
v Releia o
texto e responda:
O futuro da educação
Por
Emerson dos Santos
Florianópolis – 03/07/2017 11:07
Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de
curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o
destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte,
questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para
chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das
principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de
partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada
vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de
aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa apenas
transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia
norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais,
sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.
E
a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é
construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem
que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade
que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo
torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual. No conceito
do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos
conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores.
O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda,
se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do
cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e
ingresso em uma faculdade.
Vencida
a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto
mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de
corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da
sociedade, podendo contribuir significativamente no processo de transformação
do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O
ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele
que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito
tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e
aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos
com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por
isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e
confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não
existem e cidadãos para um mundo melhor.
Emerson
dos Santos.
Diretor
geral de um grupo educacional.
SANTOS, Emerson
dos. O futuro da educação. ND Online, Florianópolis, 3 jul. 2017. Disponível
em: https://bit.ly/2B7kX5N. Acesso em: 29
set. 2018.
Fonte:
Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental –
IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-4.
1) Leia as informações a seguir sobre a composição dos
artigos de opinião.
O artigo de opinião
organiza-se em parágrafos e geralmente apresenta com: contextualização inicial (abordagem
geral) tese e questão controversa, argumentos e contra-argumentos
(detalhamento, problema, análise) conclusão ( ideia geral, resposta a questão
controversa ou convite a ação).
· Releia
os argumentos extraídos do artigo e relacione-os aos itens a seguir.
I. contextualização inicial
II. apresentação do problema
III. detalhamento, análise do problema
IV. conclusão
a) ( ) E,
ainda, se enxergamos para além da figura de cada aluno, a importância da
formação do cidadão, vemos que é preciso prepara-lo para muito além do
vestibular e ingresso em uma faculdade.
b) ( ) O ser
humano que se formava anos atrás, certamente será muito
diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas
gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas
reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu.
c) ( ) todos nós,
ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o
futuro.
d) ( ) Hoje, é
necessário educar as pessoas para que se transformem em cidadãos com senso
crítico, capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta.
2) Leia mais algumas informações sobre o artigo de opinião.
Para convencer o leitor de sua tese, o autor pode utilizar
quatro tipos de argumento;
Autoridade: sustenta-se
pela citação de fonte ou conceito confiável e reconhecido pelos especialistas
no tema.
Princípio: apela para princípios sociais e humanos
incontestáveis.
Causa: baseia-se em um conjunto de causas do problema
apresentado.
Exemplificação: toma
como base exemplos de fatos comparáveis ao que se pretende defender.
· Identifique
e transcreva trechos do artigo em que haja argumentos de:
a) autoridade:
b) principio:
c) causa:
d) exemplificação:

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