REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // Data: 16/08/2021

 

Escola Municipal Justiniano José Machado.

Data: 16/08/2021

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Joissy Borges da Silva

Conteúdo: Leitura e interpretação de texto.

Aluno ( a ): _______________________________

Série: 8° Ano

 


v Releia o texto e responda:

O futuro da educação


Por Emerson dos Santos

Florianópolis – 03/07/2017 11:07

        Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.

        E a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual. No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.

        Vencida a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir significativamente no processo de transformação do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos para um mundo melhor.

      Emerson dos Santos.

      Diretor geral de um grupo educacional.

SANTOS, Emerson dos. O futuro da educação. ND Online, Florianópolis, 3 jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2B7kX5N. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-4.

 

1) Leia as informações a seguir sobre a composição dos artigos de opinião.

O artigo de opinião organiza-se em parágrafos e geralmente apresenta com: contextualização inicial (abordagem geral) tese e questão controversa, argumentos e contra-argumentos (detalhamento, problema, análise) conclusão ( ideia geral, resposta a questão controversa ou convite a ação).

 

·    Releia os argumentos extraídos do artigo e relacione-os aos itens a seguir.

I. contextualização inicial

II. apresentação do problema

III. detalhamento, análise do problema

IV. conclusão

a) (      ) E, ainda, se enxergamos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepara-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.

b) (      ) O ser humano que se formava anos atrás, certamente será muito diferente  daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu.

c) (      ) todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro.

d) (      ) Hoje, é necessário educar as pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico, capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta.

 

2) Leia mais algumas informações sobre o artigo de opinião.

Para convencer o leitor de sua tese, o autor pode utilizar quatro tipos de argumento;

Autoridade: sustenta-se pela citação de fonte ou conceito confiável e reconhecido pelos especialistas no tema.

Princípio: apela para princípios sociais e humanos incontestáveis.

Causa: baseia-se em um conjunto de causas do problema apresentado.

Exemplificação: toma como base exemplos de fatos comparáveis ao que se pretende defender.

 

·    Identifique e transcreva trechos do artigo em que haja argumentos de:

a) autoridade:

 

 

b) principio:

 

 

c) causa:

 

 

d) exemplificação:

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