REANP de História Data: 14/05/2021 Professora: Maria Aparecida
Bom Dia!
Vamos
dar início a nossa aula de História.
Conteúdo: Era Napoleônica - Parte 1
v Assista ao vídeo
abaixo:
Agora faça o cabeçalho completo em seu caderno com o nome da escola, seu nome completo, nome do professor e série.
Atividade: Era Napoleônica - Parte
1
1. Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar
que:
b) Foi um movimento do primeiro estado.
c) Foi um movimento do segundo estado.
d) Foi um movimento do primeiro e segundo estados.
2. Em 1799, dez anos depois do início da Revolução Francesa, lia-se no jornal francês Le Moniteur, o seguinte comentário:
“A França deseja qualquer coisa de grande e durável. [...] Deseja que seus representantes sejam conservadores pacíficos, e não inovadores turbulentos. Quer, enfim, colher o fruto de dez anos de sacrifícios.” (JOURNAL Le Moniteur, 1799 apud OSTERMANN, Nilse Wink; KUNZE, Iole Carretta. Às armas, cidadãos! A França revolucionária (1789-1799). São Paulo: Atual, 1995. p. 81.)
A qual grupo social essas ideias podem ser associadas?
3. O Diretório foi um golpe orquestrado pelos partidos dos girondinos e da planície, sobre esse golpe é correto afirmar:
b) Os dois partidos políticos que participaram do golpe, fizeram tudo sem matar ninguém.
c) O povo francês estava 100% a favor do golpe que levou o Diretório ao poder.
d) Com o golpe prenderam Robespierre e os demais lideres jacobinos e os guilhotinaram sem julgamento.
4. Identifique a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha.
b) Graco Babeuf liderou um movimento popular propondo a abolição da propriedade privada e a igualdade social.
c) Napoleão Bonaparte, apoiado por políticos burgueses e por militares, tomou o poder.
d) O Golpe 18 Brumário restituiu o poder da nobreza francesa, que havia perdido na Revolução Francesa.
5. O estudo histórico visa chamar a atenção para o fato de que Napoleão Bonaparte tornou-se, de fato, um ícone da cultura ocidental. Conforme o historiador Eric J. Hobsbawm:
[...] seu retrato é o que a maioria das pessoas razoavelmente instruídas, mesmo hoje, reconheceria mais prontamente numa galeria de personagens da história, ainda que somente pela tripla marca registrada do tamanho pequeno, do cabelo escovado para frente sobre a testa e da mão enfiada no colete entreaberto. [...]
HOBSBAWM,
Eric J. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 53.
(Coleção Leitura).
Agora responda de acordo com trecho citado acima do historiador Hobsbawn:
a)
Como as pessoas razoavelmente instruídas reconhecem o retrato de Napoleão nos
dias de hoje, segundo o autor?
b) O que autor quis dizer com “as pessoas razoavelmente instruídas”?


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