REANP de História Data: 23/04/2021 Professora: Maria Aparecida
Bom Dia!
Vamos
dar início a nossa aula de História.
Conteúdo: Monarquia Constitucional
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abaixo:
Agora faça o cabeçalho completo em seu caderno com o nome da escola, seu nome completo, nome do professor e série.
Atividade: Monarquia Constitucional
1. Relacione
como estavam organizados os grupos sociais às vésperas da Revolução Francesa.
b) Segundo estado
c) Terceiro estado
( ) Povo
( ) Clero
2- Todas as alternativas abaixo apresentam uma medida tomada pela Assembleia Nacional Constituinte na França em 1791, exceto:
b) Voto censitário masculino
c) Divisão do governo em três poderes: executivo, legislativo e judiciário.
d) Direito ao voto universal.
3. O texto a seguir é do revolucionário jacobino Jean-Paul Marat escrito em 1774. Leia-o com atenção.
“Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os que governam: a excessiva tranquilidade dos povos é sempre o pregoeiro de sua servidão.” (MARAT, J.P. As cadeias da escravidão,1774.)
a) Que tipo de governo Marat criticou nesta frase?
b) De que forma a Revolução Francesa pode ser associada à frase de Marat?
4. Leia o discurso de Louis Antoine Saint-Just e responda:
“Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é
estrangeiro (...) Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um
estrangeiro prisioneiro de guerra (...) o traidor não era o rei dos franceses,
era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha
magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos(...).”
Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41.
A que momento da Revolução Francesa esse discurso refere-se?
5. Durante a Revolução Francesa foi estabelecido um tipo de governo em que o rei teve seu poder limitado pela constituição. O nome desse tipo de governo é:
b) Monarquia constitucional.
c) Parlamentarismo.
d) Presidencialismo.
5 - A partir da sua observação responda:
Descreva a pintura A Liberdade Guiando o Povo.


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