REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // data: 25/03/2021
Escola
Municipal Justiniano José Machado.
Data: 25/03/2021
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Joissy Borges da Silva
Conteúdo: Leitura e interpretação de texto.
Aluno ( a ): ________________________________
Série: 8º Ano _____
v Leia o
texto abaixo.
Bronquinhas e protestos em
família
- Para de ficar horas pendurada
nesse telefone! Dá uma chance para os outros!
- Dá para diminuir o som?
- Na sua idade eu era estudioso,
disciplinado, bem-educado e nunca levantava a voz com meu pai...
- Você ainda não tem idade para isso!
- Desta vez você passou dos
limites!
- Chega de invadir todos os
espaços com suas coisas! A casa não é só sua!
- Para de bisbilhotar minhas
coisas!
- Toda hora estão mandando eu
fazer alguma coisa. Não tenho um minuto de sossego.
- Ele nunca escuta o que eu falo,
está sempre lendo o jornal.
- Toda vez que eu quero sair vocês
fazem mil perguntas... não vejo a hora de ser independente!
- Você quis o gato e agora quer
que eu cuide dele!
- Mãe, você vive prometendo... mas
cumprir que é bom...
- Juro que eu sei que as notas são
ruins... mas não quero ouvir tudo de novo!
v Copie e
responda as atividades no caderno.
1) O que as frases apresentadas revelam sobre os
conflitos entre pais e filhos?
2) Por que você acha que o travessão foi usado?
3) Transcreva do texto uma frase que corresponda às
seguintes atitudes:
a) Uma cobrança;
b) Uma reclamação;
c) A exposição de um exemplo
de comportamento;
4 - Que frase apresentada no texto indica uma
proibição?
5) Releia este trecho do texto:
“- Para
de ficar horas pendurada nesse telefone! Dá uma chance para os outros!”
Que outra frase do texto usa o verbo no imperativo para
fazer um protesto?
Comentários
Postar um comentário