DATA: 04/03/2021 // EMPREENDEDORISMO // PROFESSORA: ABADIA

 

8º  ANO

 

ENSINO RELIGIOSO/EMPREENDEDORISMO

 

OI TURMA! VAMOS SEGUIR EM FRENTE ABRIR NOVOS HORIZONTES!

 

Que Deus renove as tuas forças neste novo dia. E que o Senhor proteja você

em todos os teus caminhos...

Autor desconhecido

 

 


 
https://www.youtube.com/watch?v=LdxaXKqmUB8&list=RDo4P7u3IDifE&index=2

 

Tema: IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

 

 

Principais métodos de conservação

Primeiramente, entender quais as técnicas disponíveis para aumentar o tempo de prateleira dos seus produtos é imprescindível para escolher a que mais se encaixa para suas necessidades.

 

Como eu mencionei, existem diversos métodos e cada um trabalha de forma diferente. Dependendo do seu produto, pode ser mais interessante submetê-los a tratamentos com altas temperaturas, para outros pode ser interessante o uso de aditivos alimentares.

 

Para te ajudar a entender mais sobre esses processos, falaremos sobre os principais métodos de conservação, nas categorias listadas abaixo:

 

Pelo uso de aditivos;

Pelo calor;

Pelo frio;

Pelo controle de umidade;

Pela adição de solutos;

Pelo uso de métodos de selamento.

Confira abaixo a explicação sobre cada um!

 

Conservação pelo uso de aditivos

Esse método é um dos mais populares e, com certeza, um dos que mais traz resultados.

 

O uso de aditivos alimentares, regulamentado pela ANVISA, permite que você aumente a validade dos seus produtos de forma mais fácil e controlada. Para isso, existem diversas classificações de aditivos alimentares, cada uma com a função de combater um problema específico.

 

Dentre as principais, temos os conservantes, que atuam contra o bolor; os antioxidantes, que retardam os efeitos negativos que o oxigênio causa nos alimentos; os antiumectantes, que diminuem a quantidade de umidade retida pelos produtos; entre outros.

 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer todas as categorias desses compostos? Confira nosso e Book gratuito de Conservantes!

 

Conservação pela adição de solutos

Além dos aditivos alimentares, explicados anteriormente, existem alguns ingredientes que podem ser adicionados ao produto para aumentar as taxas de conservação dele.

 

Esses compostos, quando acrescentados aos alimentos, possuem características próprias que favorecem o aumento do shelf life. Nesse caso, podemos citar os principais na tabela abaixo:

 

Tabela com ingredientes com propriedades de conservação (sal, açúcar e especiarias)Gostou da conservação pela adição de solutos? Confira nosso post sobre conservantes naturais e entenda mais sobre eles!

 

Conservação por métodos de selamento

Por fim, além dos tratamentos térmicos e da adição de algum componente ao produtos, outros métodos bastante eficientes estão ligados ao modo de embalo dos alimentos.

 

Depois de prontos, a primeira proteção dos alimentos com certeza é sua embalagem. Para fortalecer ainda mais essa proteção, é possível utilizar técnicas como o fechamento à vácuo ou a atmosfera modificada como soluções!

 

Fechamento a vácuo

Essa técnica de conservação consiste em selar os alimentos a vácuo, retirando todo o ar do interior da embalagem.

 

O benefício desse processo é que o alimento deixa de entrar em contato direto com o oxigênio do ambiente, principal causador da rancificação – um problema muito comum na indústria.

 

Além disso, com a retirada do ar, os microrganismos aeróbicos (que necessitam do oxigênio para respiração) não conseguem sobreviver no alimento, diminuindo bastante as taxas de contaminação.

 

Ainda, é possível realizar o fechamento a vácuo de forma caseira em conservas ou com equipamentos e maquinários específicos para a indústria.

 

Atmosfera modificada

Como último método, mas bastante utilizado por grandes indústrias, temos o uso de atmosfera modificada nas embalagens dos alimentos.

 

Assim como o fechamento à vácuo, esse método retira o ar ambiente dos pacotes, mas ao invés de selar o produto sem gases internos, ele é substituído por uma mistura de compostos sem oxigênio.

 

Essa mistura permite obter vantagens assim como a atmosfera modificada, mas possibilitando manter o volume da embalagem. Essa característica é bastante interessante para determinados produtos, como salgadinhos, que são facilmente esmagados e precisam de maior proteção física.

 

Para saber mais sobre essa técnica, confira o nosso post sobre Atmosfera Modificada!

 


https://www.youtube.com/watch?v=bbAdLo8N0gc

 

 

Atividade, fazer cabeçalho 

Postar uma receita de alimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // Data: 15/04/2021

REANP de Língua Portuguesa // Professora: Joissy Borges // Data: 22/10/2021